Conheça os
cozinheiros
bascos 

A Sagardi nasceu do sonho apaixonado de dois irmãos bascos, Iñaki e Mikel López de Viñaspre. Desde muito jovens, aprenderam a cozinhar a autêntica comida basca tradicional pelas mãos e ensinamentos mãos da sua "amona" (avó) na sua pequena cozinha em Vitoria, no País Basco. Em 1996, o sonho dos irmãos tornou-se realidade quando abriram o primeiro restaurante Sagardi no histórico Bairro Gótico de Barcelona, que desde então se expandiu para cinco países e oito cidades, graças à sua excelente reputação e sucesso.

Mikel & Iñaki
Lpz de Viñaspre

Iñaki Lpz. De Viñaspre 
"Sempre me defini como um apaixonado pela cozinha. A minha "amona" (avó em basco) ensinou-me a cozinhar quando era jovem, e rapidamente me apaixonei por estar na cozinha. A nossa cozinha é como a nossa religião no País Basco, cheia de sabor, herança e cultura. Enquanto estudava Antropologia Alimentar na universidade, descobri como a comida influencia as interações sociais e a vida quotidiana de diferentes culturas. Desde então, move-me a paixão por recriar os sabores da minha infância e partilhá-los com o resto do mundo."

Mikel Lpz. De Viñaspre
“Uma das minhas primeiras memórias é cozinhar e comer kokotxas (línguas) de pescada com o meu pai e o meu irmão nos “txokos”. Devo-lhes muito, assim como à minha avó e a muitos outros antes deles, por preservarem com amor e sensibilidade os pratos tradicionais bascos. Aprendi desde muito cedo a não complicar com os ingredientes, as texturas são tudo e os sabores são puros. Embora tenha estudado Geografia e História na Universidade de Barcelona (adoro viajar e conhecer diferentes culturas), o meu primeiro emprego foi na indústria hoteleira. Trabalhei numa sagardotegi Zapiain, uma sidreria do País Basco considerada um templo do txuleton basco. Anos depois, curiosamente, tornou-se o mesmo local onde treinei os meus cozinheiros da Sagardi na arte da grelha”.